Gestão de Riscos em TI: Identificando e Mitigando Ameaças Potenciais
A gestão de riscos em TI permite preservar os ativos digitais das empresas
A evolução tecnológica é uma verdadeira aliada nas empresas, pois permitiu a implementação de softwares, sistemas e redes para integrar o trabalho e otimizar as demandas do dia a dia. Entretanto, o alto volume de dados e a sua sensibilidade exigem um plano de proteção adequado contra ações criminosas. Nesse sentido, a gestão de riscos em TI é uma medida indispensável em empresas de pequeno a grande porte.
Essa é uma abordagem que visa à adoção de práticas de segurança cibernética não somente contra eventuais ataques, mas também para prevenir falhas humanas. Dessa forma, a gestão de riscos em TI possibilita localizar as ameaças e adotar uma postura ativa alinhada aos objetivos do negócio, que preserva a continuidade das atividades.
Análise prévia: a chave para uma gestão de riscos em TI eficiente
A avaliação detalhada da organização é essencial para identificar os problemas reais que possam afetar a segurança da informação das empresas. A equipe especializada em gestão de riscos em TI mapeia os pontos vulneráveis em busca de possíveis violações à legislação, configurações incorretas que possam favorecer o vazamento de dados sensíveis e outros aspectos relevantes. A partir disso, os profissionais elaboram estratégias assertivas de correção.

Como mitigar ameaças com a gestão de riscos em TI?
01. Elaborar políticas adequadas
A segurança deve estar em primeiro lugar quando se fala em ativos digitais, e isso pode impactar na implementação ou revisão de políticas já existentes relacionadas ao armazenamento e tratamento dos dados.
02. Treinar a equipe
O manuseio de informações sensíveis em redes, softwares e outros locais requer conhecimento específico para evitar falhas humanas. Por isso, a qualificação contínua da equipe também é uma forma de mitigar ameaças.
03. Desenvolver um plano de resposta rápida
É possível elaborar um conjunto de respostas assertivas a partir de simulações de ataques. Dessa forma, a gestão de riscos em TI oferece os recursos necessários para a ação em momentos de urgência.
Invista na Diferenciall ao buscar uma gestão de riscos em TI direcionada à sua empresa
As soluções tecnológicas são capazes de mudar o futuro das organizações quando implementadas de forma pontual. A Diferenciall compreende a importância da gestão de riscos em TI e está pronta para elaborar um plano de ação adequado ao que o seu negócio precisa. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.
Fale Conosco
Acesse informações gratuitas da equipe da Diferenciall
para você ter novas ideias e transformar o seu negócio.

Conheça os 5 pilares da Segurança da Informação
Informamos neste post os 5 pilares da Segurança da Informação. A informação de seus clientes, produtos e serviços é um dos ativos que você deve prezar, principalmente em relação ao seu armazenamento e proteção. O bem mais valioso da sua empresa deve ser protegido por esses aspectos. Confira! ler mais

Quais são os riscos e vulnerabilidades que justificam o investimento em Segurança da Informação?
As informações da sua empresa estão em diversos lugares e a segurança depende de alguns fatores que devem ser monitorados por uma empresa especializada em Segurança da Informação. Conheça as principais ameaças pela falta de um plano…
ler mais

A importância da segurança da informação para a sua empresa
Saiba quais são os problemas que você pode ter pela falta de Segurança da Informação e algumas atividades que asseguram a proteção necessária para seu escritório. Destacamos itens importantes a ser levados em consideração para um armazenamento seguro de dados… ler mais