Além do armazenamento seguro de dados, é vital ter uma Gestão de TI

A tecnologia está inserida de forma automática nas organizações. Todo tipo de informação passa por redes, servidores, sistemas, clientes de e-mail, entre outros locais que devem ser protegidos e monitorados de forma adequada. Hoje, como você investe na Segurança da Informação do seu negócio? É uma pergunta que deve ser feita de forma frequente, pois o mercado é totalmente dinâmico.

Por causa destas transformações em tempo recorde, é necessário ter um plano de segurança dos dados da sua empresa. Esses ativos são muito importante e devem ser resguardados, já que são os maiores bens da sua firma. Saiba que o Brasil é o terceiro país no ranking de ataques cibernéticos, o que gera ainda mais apreensão.

Saiba quais são os problemas que você pode ter pela falta de Segurança da Informação

Há diversos tipos de problemas quando não existe um armazenamento e gestão adequados da Informação do seu negócio. Se você está perdido em relação a este assunto, a melhor forma de resolvê-lo é contratar uma consultoria especializada, que vai criar estratégias para proteger esse ativo.

Confira abaixo danos provocados pela ausência da Segurança da Informação:

• Perdas de Informações

Você armazena seus dados em um computador e não há nenhum tipo de cópia deles? O que acontece se o seu equipamento falhar? Dependendo do problema, pode ser impossível recuperar as informações. É muito importante ter o backup de todos os arquivos do seu escritório, seja seu ou dos seus colaboradores.

• Danos em trabalhos realizados

Computadores travam, podem ser afetados por vírus, entre outros problemas. Isso tudo pode acarretar a perda ou retrabalho. A falta de Segurança da Informação faz com que o seu escritório perca tempo em seus processos, o que afeta a produtividade geral.

• Vazamento de dados

A violação de dados gera cerca de R$ 4,7 milhões de prejuízos para os empresários brasileiros. Isso pode afetar negociações e levar à tona informações sigilosas. É necessário evitar o acesso às informações em banco de dados, criar políticas de segurança para os colaboradores e prevenir-se contra violações externas.

• Sumiço dos clientes

Por fim, a falta de proteção gera desconfiança nos clientes. À medida que eles vão entendendo que o processo da empresa está falho, podem cancelar o contrato devido a sua insatisfação. Procedimentos padronizados e seguros, acompanhados de uma Gestão de TI, proporcionam maior confiabilidade.

Confira abaixo algumas atividades que asseguram a proteção necessária para o seu escritório:

• Backup;

Cópia dos arquivos armazenados em outra máquina ou em outro servidor. Serviço feito em background, isto é, em segundo plano. A programação deve ser baseada em uma política interna desenvolvida pela equipe de Gestão de TI.

• Firewall;

Dispositivo que monitora o tráfego de entrada e saída da rede e decide se permite ou bloqueia um acesso específico a partir de um conjunto de regras de segurança definidos anteriormente.

• Antivírus;

Um risco frequente em companhias é a utilização de programas sem atualização.
Um software de segurança reduz os riscos contra ciberameaças avançadas. É importante ter uma atitude proativa contra estes problemas.

• Políticas de Segurança;

Ter um conjunto de normas e procedimentos é fundamental para proteger os dados e agir de maneira assertiva quando acontece algum imprevisto.

• GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos).

A digitalização de informações é uma forma de armazená-las com mais segurança. Além disso, é possível também acessar os dados com maior agilidade e precisão.

• Treinamento de colaboradores;

O papel das pessoas é vital para que a Segurança da Informação seja efetiva. Realizar uma capacitação e conscientização para que as políticas de segurança sejam cumpridas de forma correta é uma atividade fundamental.

Segurança da Informação é um investimento para a evolução do seu negócio
Para evitar as situações desagradáveis citadas, conte com serviços especializados de Segurança da Informação. Lembre-se que não apenas o armazenamento prudente é necessário, mas também toda a Gestão da Informação, com a ajuda de hardware, software e uma empresa com conhecimentos avançados em Gestão de TI.

Baixe grátis nosso e-book completo

GESTÃO DE TI NOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por
dentro das nossas novidades.