O bem mais valioso da sua empresa deve ser protegido por esses aspectos

A informação de seus clientes, produtos e serviços é um dos ativos que você deve prezar, principalmente em relação ao seu armazenamento e proteção. Dessa forma, ter procedimentos que garantem a Segurança da Informação é o mais indicado, para todos os tamanhos de empresas, de diversos segmentos. Saiba que existem 5 elementos que são a base da preservação dos dados com eficiência.

Em ambientes cada vez mais interconectados, os empreendedores devem ter ciência de que as informações estarão cada vez mais acessíveis a riscos e vulnerabilidades. Investir em Segurança da Informação é a melhor forma de evitar problemas. Você deve focar em sua principal atividade e não em resolver danos provocados por ameaças externas.

Por isso, ter como parceira uma empresa especializada em Tecnologia da Informação é fundamental. Sua equipe irá criar uma estratégia que reduzirá os contratempos externos como ciberataques. Para tal objetivo, ela irá basear-se em 5 pilares que norteiam a Segurança da Informação.

1. Confidencialidade

Esse item é relacionado à privacidade das informações. A equipe de Gestão de TI irá implementar medidas como criar níveis de acesso. Somente profissionais autorizados vão ter entrada permitida para utilizar esses dados. Terá que ser feita uma hierarquia de acessos bem estruturada.

A constituição de uma Política de Segurança também é importante para reforçar a confidencialidade do seu negócio. É necessário conscientizar e treinar os funcionários que terão níveis de acesso mais avançados, para evitar a manipulação incorreta das informações.

2. Integridade

Corresponde à preservação dos dados, não sendo possível realizar qualquer alteração por pessoas não autorizadas. É vital criar medidas para evitar que esses elementos sejam danificados ou corrompidos. O prejuízo com a perda de informações pode ser enorme para o seu negócio.

Algumas formas de manter a integridade dos arquivos são realizadas por meio de backups, controle de versão, definição de permissão de acesso, usando somas de verificação, entre outras. A falha no quesito integridade também gera atritos nas equipes e departamentos internos.

3. Disponibilidade

Além da proteção dos ativos intelectuais da empresa, é essencial que esses materiais possam ser consultados a qualquer momento. Manter a continuidade dos processos da empresa é uma atividade fundamental na hora de implementar ações de Segurança da Informação.

Serviços feitos para que haja disponibilidade contínua são manutenção ágil, eliminação de conflitos de softwares, atualizações periódicas dos sistemas, além de ações para manter a internet sempre ativa com links temporários e links redundantes, por exemplo!

4. Autenticidade

Confirmação de que os dados possuem legitimidade, ou seja, não haja manipulação ou intervenções externas de terceiros passando-se por colaboradores. Para tal objetivo, é necessário documentar as ações feitas pelos usuários na rede e nos sistemas.

Os dados corporativos devem ter processos para identificar a sua autenticidade e isso é uma das tarefas da equipe de Segurança da Informação. A configuração de um log de acesso ajuda a confirmar a veracidade de um determinado registro.

5. Legalidade

Por fim, é necessário ter uma Política de Segurança para assegurar que todos os procedimentos relacionados à informação dentro da empresa sejam feitos de acordo com a lei. Isso evita que ocorram impedimentos operacionais, averiguações e auditorias de órgãos fiscalizadores.

Adequar o conteúdo protegido à legislação é primordial, principalmente porque irá vigorar em agosto de 2020 a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que exigirá maior rigor de todas as empresas.

Concluindo, é vital que você como empreendedor tenha conhecimento sobre os pilares nos quais são baseadas todas as estratégias implementadas para a eficiência da Segurança da Informação do seu negócio. Se você necessita de ajuda para pôr em prática essa transformação, entre em contato com a equipe da Diferenciall.

Baixe grátis nosso e-book completo

GESTÃO DE TI NOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por
dentro das nossas novidades.