Quanto custa um ataque de Ransomware? Os impactos reais para empresas de todos os portes e como evitá-los
Ransomware: uma ameaça silenciosa
Os mecanismos utilizados por criminosos estão cada vez mais modernos e discretos, o que favorece a sua atuação. Os ataques de ransomware acontecem via e-mails com links fraudulentos, acesso indevido de hackers aos sistemas da empresa, downloads de arquivos maliciosos e ataques de Remote Desktop Protocol (RDP).
Essa ameaça silenciosa é utilizada para extorsão das empresas, pois os criminosos pedem quantias elevadas para o resgate dos dados sensíveis. Em alguns casos, as organizações que pagam para recuperar as informações podem sofrer sério impacto financeiro e lidar com os prejuízos a longo prazo até a reestruturação.
Quanto custa um ataque de ransomware para as empresas?
Segundo o relatório “O Estado do Ransomware 2025”, da Sophos, a média do pagamento de resgate de dados é de US$ 1 milhão para o ano analisado. A pesquisa avaliou os ataques de ransomware, seus pedidos de resgate e o pagamento, em organizações sediadas em 17 países.
Além da questão financeira, o estudo também traz outros pontos relevantes. Um deles é o aumento de ansiedade e estresse em relação aos ataques futuros. Desse modo, o impacto financeiro, o desgaste emocional e as consequências psicológicas de um ataque de ransomware reforçam a importância de fortalecer a segurança digital das empresas.

Outros impactos de ransomware nas organizações
01. Paralisação operacional: os mecanismos adotados pelos criminosos impedem o acesso dos usuários e impedem o trabalho.
02. Vazamento de dados: em casos em que as empresas se negam a pagar o resgate, os hackers podem vazar os dados sensíveis.
03. Perda de contratos: com o vazamento, clientes e fornecedores não se sentem seguros em permanecer com o contrato ativo com a empresa.
04. Danos à reputação: o ataque também expõe as falhas de segurança e isso compromete a reputação da organização no mercado.
05. Multas: quando ocorre o vazamento, a empresa é penalizada com base na LGPD.
O que fazer para evitar ataque de ransomware?
Qualquer organização está sujeita ao ataque digital, mas é possível evitar ou reduzir o impacto ao adotar estratégias personalizadas de segurança da informação. Desse modo, o primeiro passo para se proteger contra ações de ransomware é investir na auditoria para localizar as falhas e elaborar medidas preventivas.
A Diferenciall Tecnologia é a opção certa para você. O nosso time de especialistas está pronto para avaliar o seu negócio e desenvolver um plano de ação direcionado contra ataques de ransomware. Entre em contato e agende sua reunião conosco.
Fale Conosco
Acesse informações gratuitas da equipe da Diferenciall
para você ter novas ideias e transformar o seu negócio.

Conheça os 5 pilares da Segurança da Informação
Informamos neste post os 5 pilares da Segurança da Informação. A informação de seus clientes, produtos e serviços é um dos ativos que você deve prezar, principalmente em relação ao seu armazenamento e proteção. O bem mais valioso da sua empresa deve ser protegido por esses aspectos. Confira! ler mais

Quais são os riscos e vulnerabilidades que justificam o investimento em Segurança da Informação?
As informações da sua empresa estão em diversos lugares e a segurança depende de alguns fatores que devem ser monitorados por uma empresa especializada em Segurança da Informação. Conheça as principais ameaças pela falta de um plano…
ler mais

A importância da segurança da informação para a sua empresa
Saiba quais são os problemas que você pode ter pela falta de Segurança da Informação e algumas atividades que asseguram a proteção necessária para seu escritório. Destacamos itens importantes a ser levados em consideração para um armazenamento seguro de dados… ler mais