Qual o verdadeiro papel do help desk e qual a importância desta estratégia?

Centrais de suporte de empresas no geral estão passando por grandes mudanças quando se trata do desenvolvimento, implantação e o uso de tecnologias. A evolução de aplicações está cada vez mais veloz e, hoje, muitas soluções são baseadas em nuvem, o que, dentre outras consequências, traz um aumento das expectativas do usuário.
Hoje, clientes e usuários esperam uma experiência muito mais digital e com o uso de smartphones também surge a necessidade da compatibilidade móvel.
O resultado da soma de todos esses fatores é uma vasta lista de aplicativos, softwares e tecnologias em constante evolução, que trazem uma grande responsabilidade para as equipes de TI das empresas, que precisam dar suporte a tudo isso. O progresso é como uma faca de dois gumes para as áreas de TI que, como responsável pela capacitação da produtividade do negócio, precisa manter-se atenta a tudo e todos.
Ou seja, a verdade é que a mesma tecnologia que facilita a vida de usuários e clientes da empresa também pode causar sérias dores de cabeça, pois as máquinas e aplicações podem apresentar problemas e exigem conhecimento para resolução, e também para manter os sistemas em constante atualização.
E quem é o responsável por todas essas ações? Acertou quem respondeu que é o Help Desk.
O papel principal de uma estratégia de help desk, independentemente de ser interna ou terceirizada, é garantir o funcionamento da operação, prestando o devido suporte técnico aos usuários nas diferentes plataformas de TI.
Através de diferentes metodologias, a equipe de help desk é formada por profissionais com importantes conhecimentos técnicos das aplicações utilizadas pela corporação e preparados para o atendimento aos usuários, atuando desde casos simples, até os de maior complexidade.
Hoje, onde a quantidade de máquinas que compõem a infraestrutura da empresa é quase maior que o número de colaboradores atuando no ambiente corporativo, o help desk se tornou crucial.
Além de agir no suporte emergencial, também realiza funções pró-ativas e leva boas práticas para o ambiente corporativo, como:
- Instalar soluções que aumentem a segurança da informação;
- Estabelecer planos de contingência;
- Implantar rotinas de backup de informações da empresa;
- Manter dados de máquinas e servidores;
- Entre outros.
O grande diferencial de uma estratégia de help desk eficiente e de qualidade está na cordialidade do atendimento ao usuário e as competências técnica e especialização dos profissionais.
E quando se trata de profissionais qualificados e especializados, a Diferenciall é especialista.
Suas soluções e o seu suporte em help desk são a união do seu know how de atuação no mercado, junto ao seu time de profissionais altamente capacitados garantem total suporte a sua empresa, acompanhando todas as necessidades da sua infraestrutura e dos usuários da sua rede.
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