Importância de simulações de ataques para testar a prontidão da equipe
O crescimento das ameaças cibernéticas reforça a necessidade de simulações assertivas de reação o ataques
O avanço tecnológico beneficia as empresas em diversas áreas, permitindo o aprimoramento de seus serviços e a entrega do melhor resultado aos clientes. No entanto, a crescente digitalização do mundo também multiplica as ameaças cibernéticas, que estão cada vez mais sofisticadas e podem passar despercebidas em seu negócio.
Ataques de diversos tipos são constantes no meio corporativo e representam um perigo real para a continuidade dos negócios. Dentre os problemas causados, o roubo de dados e a paralisação das atividades são os principais riscos.
Nesse contexto, ter um sistema de proteção eficiente capaz de bloquear as ações criminosas é fundamental, assim como as simulações de ataques que testam a prontidão da equipe. Implementar uma estratégia baseada em testes de resposta potencializa as defesas digitais.
O uso de mecanismos distintos de ataques, como ransomware, phishing, malware e outras investidas, é uma realidade que as empresas precisam enfrentar. Desse modo, cresce a necessidade de estabelecer um plano de respostas contra incidentes e colocá-lo em prática para garantir o sucesso da operação.
Conheça a importância de implementar simulações de ataques nas equipes para o teste de resposta rápida
Os mecanismos utilizados pelos cibercriminosos são aprimorados cada vez mais para permitir a entrada nas redes, sistemas e softwares de forma sorrateira. Isso facilita que a atividade ilícita passe despercebida pelas pessoas e pelos próprios sistemas da empresa, enquanto as informações vitais para o funcionamento da empresa são sequestradas e infiltradas para serem usadas em extorsão contra a empresa.
Diante desse cenário, a segurança cibernética deve ser uma prioridade para evitar problemas a longo prazo, e as simulações de ataque são fundamentais para assegurar a proteção digital. Os testes, desenvolvidos conforme as necessidades de cada organização, auxiliam nos seguintes aspectos:
- Identificação de falhas;
- Desenvolvimento de ações corretivas;
- Ajuste das estratégias de cibersegurança;
- Melhoria do processo de respostas a incidentes.
A estratégia de aplicação das simulações de ataques muda de acordo com as necessidades de cada negócio. Os testes em tempo real são efetuados com o acompanhamento profissional adequado para apontar as falhas e traçar um plano de melhoria personalizado.
6 principais benefícios das simulações prévias contra o ataque de cibercriminosos
A proteção das informações armazenadas no ambiente digital é um desafio gigantesco frente às ações de criminosos, que utilizam diversos artifícios para obter o acesso aos ativos do seu negócio. A falta de uma estratégia de cibersegurança bem definida e alinhada à gestão de riscos cibernéticos favorece o ataque silencioso e extremamente danoso para a sustentabilidade da organização.
A boa notícia é que a adoção de um plano de simulações fortalece as defesas contra eventuais ameaças. Afinal, em um mundo interconectado, reforçar os padrões de segurança é uma medida essencial para evitar problemas a longo prazo. Conheça algumas vantagens de implementar as simulações:
1. Redução do tempo de resposta
Os Ataques de Negação de Serviço são utilizados por hackers para interromper a sua atividade, sobrecarregando sua infraestrutura e tornando seus serviços indisponíveis ou sem a capacidade necessária para atender as requisições reais de seus clientes. Desse modo, ao implementar testes de operação, é possível reduzir de forma significativa o tempo de resposta ao ataque real, minimizando ou mesmo anulando o impacto causado por criminosos.
2. Avaliação dos processos internos
A identificação de falhas também é uma das vantagens das simulações de ataque, pois direciona para que a equipe técnica corrija as falhas que podem propiciar a entrada de softwares maliciosos ou ataques diretos aos sistemas e infraestrutura crítica.
3. Desenvolvimento de protocolos adequados
Após a rodada de simulações, o time responsável pela cibersegurança pode desenvolver um protocolo de proteção digital personalizado com base nos resultados obtidos. Eles ajudam a estabelecer diretrizes claras para aumentar a resiliência dos sistemas e do negócio.
4. Treinamento em tempo real
Prática valiosa que auxilia na preparação das equipes de cibersegurança para oferecer reações assertivas e rápidas, evitando danos graves nos sistemas, redes e processos do negócio. O treinamento em tempo real testa a aplicação das estratégias definidas contra a atividade de criminosos.
5. Aprimoramento da comunicação
A comunicação clara é um dos pilares principais de uma ação coordenada eficiente nas respostas a ataques para as equipes da empresa. A participação dos colaboradores nas atividades propostas promove a validação do processo e canais de comunicação entre as equipes, garantindo assim uma resposta mais adequada.
6. Melhoria na imagem da empresa
Companhias que se preocupam com a cibersegurança se destacam no mercado pelo compromisso em promover a proteção das informações no ambiente digital. Desse modo, as simulações em tempo real melhoram a imagem dos negócios junto aos clientes, colaboradores e fornecedores.
Entendendo as ameaças combatidas com as simulações de ataques
O inimigo no mundo digital é invisível em alguns casos, facilitando assim a ação ilícita nas organizações de diversos portes e segmentos. Ainda que o inimigo não seja visto, o ataque deve ser detectado e interrompido o mais cedo possível com ações específicas e tempestivas para evitar interrupção dos processos de negócios, preservar a reputação da empresa e promover um ambiente de negócio confiável para os clientes.
As simulações de ataques fornecem às equipes as informações e o conhecimento necessário que ajudam a fortalecer as defesas contra as ameaças que são cada vez mais sofisticadas. Conheça mais sobre elas:
Malware: tipo de software malicioso desenvolvido para danificar os sistemas e favorecer o sequestro e exfiltração de dados.
Ransomware: malware que bloqueia o acesso a arquivos ou sistemas que possuem criptografia de dados. É conhecido como sequestro de dados e sistemas por cobrar um resgate para devolver o acesso à empresa atacada.
Phishing: tipo de ataque baseado na engenharia social por meio de e-mail falso que tenta enganar os usuários para descoberta de senhas e outros dados para acessos indevidos aos sistemas da empresa.
Ataques de Negação de Serviços: ação ilícita que sobrecarrega a rede, servidores ou sistemas da empresa e impossibilita a execução dos processos e transações pelos clientes ou usuários legítimos.
A prevenção é a melhor opção para proteger a empresa contra os ataques cibernéticos. Ao investir nas simulações regulares e implementar o treinamento adequado, as equipes adquirem o devido preparo para enfrentar a investida de hackers e de suas atividades maliciosas, reduzindo os riscos de prejuízos aos negócios.
Os testes colaboram para o desenvolvimento de um plano de proteção dos ativos digitais da sua empresa
Em ações criminosas sofisticadas, os hackers empregam mais de um método para penetrar nos sistemas de segurança da empresa. Por isso, as organizações especializadas em testes de ataque trabalham com diferentes tipos de simulação, cada um com seus propósitos e objetivos. Conheça os mais comuns:
1. Testes de penetração
Utilizados para simular ataques reais e explorar as vulnerabilidades da segurança digital que possam oferecer acesso não autorizado aos criminosos. Os testes de penetração reproduzem o comportamento de hackers, identificando assim os pontos que precisam de correção prioritária. É realizado após as ações corretivas decorrentes dos testes de vulnerabilidades, para confirmar e testar a eficácia dos controles implementados.
2. Testes de vulnerabilidade
Metodologia desenvolvida para apontar as falhas sistêmicas em aplicativos, softwares e outros dispositivos que são alvos de criminosos digitais. Com os testes de vulnerabilidade, a equipe de segurança da informação avalia as fragilidades por meio de ferramentas de análise sofisticadas, tendo direcionamento para correção das vulnerabilidades identificadas.
3. Testes de Engenharia Social
Importantes para testar a capacidade de identificação dos colaboradores da empresa de ações suspeitas de manipulação por meio de engenharia social. São utilizados e-mails, telefonemas ou mensagens de texto fraudulentas (simulados) que levam os usuários a revelarem informações confidenciais ou a executarem ações solicitadas pelos ‘atacantes’. Os testes de engenharia social são importantes para evitar que ações de phishing e outros tipos de ataques de engenharia social sejam bem sucedidos.
4. Testes de respostas a incidentes
Trabalham com a simulação de incidentes para medir a eficácia do plano de resposta pré-estabelecido, garantindo assim os ajustes necessários para evitar que a empresa seja prejudicada na ação real de cibercriminosos. Os testes de respostas a incidentes também servem de treinamento, aferição dos procedimentos e dos tempos que os sistemas serão colocados novamente em condições ideais de operação dos processos de negócio.
Além de oferecer o panorama abrangente relacionado ao nível de proteção de dados, as simulações de ataque também colaboram para aumentar o nível de conscientização dos funcionários sobre os perigosos do mundo digital.
Desse modo, os testes estão além de uma ação meramente técnica. Eles são essenciais para treinar as equipes, fortalecer a comunicação entre pessoas e desenvolver medidas eficientes contra a ação de hackers em sua empresa.
O planejamento personalizado de simulações de ataques acompanha os objetivos claros e mensuráveis da empresa
Os testes apresentados são importantes para compreender o nível de segurança da informação, além de serem boas técnicas de treinamento e melhoria de processos, procedimentos e controles. Para que as simulações tenham êxito nos seus propósitos é essencial definir os objetivos globais e específicos de cada teste.
Os questionamentos sobre o que esperar a partir da simulação, de qual tipo de ataque a empresa deseja se proteger, em quais ambientes e escopo os testes serão aplicados, quais equipes participarão das atividades, quem saberá que se trata de simulações, dentre outras decisões gerenciais e técnicas a serem tomadas na fase de planejamento das atividades.
Outro detalhe essencial é a participação de uma empresa especializada em segurança da informação para desenvolver, implementar e acompanhar as simulações, garantindo assim o uso de ferramentas e técnicas avançadas para identificar as vulnerabilidades e necessidades de controles. Ao contar com uma equipe profissional, seu negócio é beneficiado com:
- Expertise na área de simulações de ataques;
- Conhecimento aprofundado sobre as possíveis ameaças digitais;
- Objetividade necessária na identificação de pontos que precisam de melhoria;
- Redução de custos a longo prazo contra ações criminosas.
As organizações com experiência em cibersegurança trabalham a partir de um planejamento personalizado que atenda as necessidades do cliente. Assim, os testes de resposta aos potenciais ataques são definidos a partir do público envolvido, eventuais cenários de atuação e a análise global dos riscos.
Treinamentos práticos são aliados para o aprendizado contínuo
O mundo digital é um desafio para aqueles que não possuem familiaridade com as ferramentas e programas utilizados no dia a dia das empresas. Além de ser um fator que desmotiva a performance dos colaboradores, a falta de conhecimento específico representa uma possibilidade de falha humana, um dos pontos aproveitados pelos cibercriminosos para execução de suas ações ilícitas.
As atualizações se multiplicam a cada dia e reforçam a necessidade de aprimoramento das habilidades, principalmente relacionadas à tecnologia. Dessa forma, os treinamentos corporativos são excelentes mecanismos para aumentar a performance das equipes e devem ser implementados como parte da estratégia de cibersegurança do negócio.
É possível aplicá-los de forma regular para avaliar o nível de conhecimento dos colaboradores no meio digital, impulsionar a aprendizagem ativa dos colaboradores e promover uma imersão por meio de atividades práticas.
Após o período de treinamentos corporativos sobre segurança digital, as simulações de ataque são feitas com maior confiança pela equipe e podem apresentar menor índice de erros por falha das pessoas. Além disso, as formações práticas estimulam:
- A melhoria no entendimento sobre segurança digital;
- O comportamento seguro nas atividades rotineiras;
- A resolução de problemas em caso de ataques cibernéticos;
- O desenvolvimento de habilidades técnicas importantes;
- A segurança, engajamento e participação dos colaboradores.
Contrate a Diferenciall Tecnologia e tenha eficiência nas simulações de ataque no seu negócio
A segurança da informação é um tema sensível que compete às diferentes empresas no mercado, que prezam pela integridade das suas informações. A Diferenciall Tecnologia compreende a importância de ter um plano de proteção eficiente contra as investidas de cibercriminosos e está aqui para te ajudar nessa missão.
Somos uma empresa especializada em soluções de cibersegurança pronta para desenvolver e implementar simulações de ataques para identificar as falhas e corrigi-las antes que hackers as encontrem. Conte com a nossa equipe e tenha o melhor atendimento do mercado. Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite o seu orçamento.
—
Baixe grátis nosso e-book completo
Guia para proteção da sua
empresa contra ataque
de Ransomware
Acesse informações gratuitas da equipe da Diferenciall
para você ter novas ideias e transformar o seu negócio.
Conheça os 5 pilares da Segurança da Informação
Informamos neste post os 5 pilares da Segurança da Informação. A informação de seus clientes, produtos e serviços é um dos ativos que você deve prezar, principalmente em relação ao seu armazenamento e proteção. O bem mais valioso da sua empresa deve ser protegido por esses aspectos. Confira! ler mais
Quais são os riscos e vulnerabilidades que justificam o investimento em Segurança da Informação?
As informações da sua empresa estão em diversos lugares e a segurança depende de alguns fatores que devem ser monitorados por uma empresa especializada em Segurança da Informação. Conheça as principais ameaças pela falta de um plano…
ler mais
A importância da segurança da informação para a sua empresa
Saiba quais são os problemas que você pode ter pela falta de Segurança da Informação e algumas atividades que asseguram a proteção necessária para seu escritório. Destacamos itens importantes a ser levados em consideração para um armazenamento seguro de dados… ler mais