Qual a importância da Lei de Proteção de dados pessoais (LGPD)?
Em um cenário de massificação de coleta e tratamentos de dados na internet, a lei de proteção de dados pessoais (LGPD) é uma forma de garantir que as empresas tenham seriedade para lidar com essas informações, além de deixar transparente o objetivo para sua coleta, armazenamento e processamento.
A LGPD no Brasil é apenas uma das variadas regras que estão sendo estabelecidas no mundo todo para a proteção de dados pessoais e privacidade dos indivíduos online. Princípios e critérios legalmente aceitos são fundamentais para organizar esse universo que ainda dispõe de pouca transparência e segurança.

A lei de proteção de dados pessoais (LGPD) é inspirada no Regulamento Geral de Proteção de Dados (GPDR), da União Europeia
O escândalo do vazamento de dados revelados pelo ex-analista da CIA Edward Snowden fez com que a lei fosse revisada o quanto antes pelo bloco europeu. A GPDR é o maior conjunto de proteção à privacidade online desde o começo da internet. A mensagem que a lei de proteção de dados pessoais (LGPD) passa é de que, mesmo na Internet, não podemos perder a segurança de nossas informações pessoais.
Uma mudança de cultura deverá ser feita pelas empresas após a nova lei. Porque, ao tomar posse dos dados de forma automática, as empresas tornavam-se donas dessas informações e poderiam utilizá-las da forma que quiserem. Além disso, poderiam armazená-las sem se preocupar com qualquer tipo proteção.
Isso acarreta alguns problemas que a lei de proteção de dados pessoais (LGPD) pretende reduzir ou eliminar: vazamento, perdas, utilização obscura das informações, entre outros. Esse compartilhamento de dados foi subestimado pelos usuários, que agora terão maior resguardo para a proteção de sua privacidade.
A importância da segurança dos dados dos seus clientes
Sem a proteção da lei de proteção de dados pessoais (LGPD), não há como saber se os dados coletados de diferentes indivíduos serão utilizados para discriminação comercial, por exemplo. Hoje o processamento de dados deverá ficar claro para o usuário e ele pode ter o poder de dizer “não” para o compartilhamento.
Por isso, é fundamental criar diretrizes claras para que seus clientes possam se sentir seguros ao compartilhar seus dados pessoais com a sua organização. Essa é a chance de você ganhar a confiança do seu público e gerar empatia para futuros prospects.
Cenário futuro com a lei: Prepare-se!
Com a maior conscientização dos usuários, a lei de proteção de dados pessoais (LGPD) será mais uma forma de empoderamento do consumidor. Isso vai ter como consequência maiores pressões para que as organizações invistam em segurança da informação. Como esse mercado é dinâmico, as empresas deverão ficar sempre atentas para o desdobramento dessa nova norma.
Os vazamentos de informação geram prejuízos que chegam a casa dos bilhões. Prepare a sua empresa para a criação de uma infraestrutura eficiente para a segurança da informação de seus clientes. Tenha a LGPD como parâmetro e vá além para oferecer um diferencial competitivo para seus clientes.
A lei de proteção de dados pessoais (LGPD) é um desafio com impactos positivos para o seu negócio
Há muitos desafios para se adequar à nova lei, todavia ela trará impactos positivos e impulsionará a infraestrutura de tecnologia da informação da sua empresa. Esses investimentos são primordiais para melhorar a performance e deixar o seu negócio mais transparente. Com isso, haveria a possibilidade de mais confiabilidade e fidelização dos clientes.
Se você necessita melhorar ou implementar serviços de gestão de TI e segurança da informação, entre em contato com a equipe da Diferenciall. Temos expertise para adequar o seu negócio ao cumprimento da lei de proteção de dados pessoais (LGPD) até agosto de 2020. Tire suas dúvidas e agende uma reunião com nossos consultores para elevar o patamar de segurança da sua empresa.
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