Desafios para a implementação da LGPD
Após a vigência da LGPD, mudanças significativas deverão ser executadas no seu negócio
Mais de 40 trilhões de gigabytes de dados foram gerados no mundo em 2020, segundo matéria da revista Exame e a tendência é que esse volume de informações aumente ainda mais. Esse fato é consequência do avanço da tecnologia e também da evolução na produção e do armazenamento de dados. Para garantir a proteção e organização desse fluxo de registros, surgiram leis como a GDRP na Europa e, posteriormente, a LGPD no Brasil.
As duas leis dispõem sobre a proteção de dados pessoais, que eram compartilhados sem que houvesse uma legislação que os protegesse. A tecnologia evoluiu tão rapidamente que é comum usar as informações individuais como moeda de troca para cadastro em plataformas diversas. Mas a grande questão é: como esses dados são utilizados e protegidos?
Não apenas online, mas também offline há a necessidade de manter esses dados preservados, principalmente as organizações que coletam dados sensíveis.
Por causa deste cenário é que houve a necessidade de controlar as ações sem limites ou negligenciadas no tratamento de dados
Empresas de todos os portes e segmentos tratam dados de terceiros. Isso inclui registros de colaboradores, clientes, prospects e até fornecedores. Portanto, toda organização terá que se adequar com ações necessárias tanto nas esferas jurídicas, tecnológicas e de governança corporativa para inibir quaisquer incidentesque possam afetar a proteção e privacidade dos dados.
Conheça os desafios para sua empresa se adequar à LGPD
Se você chegou aqui, provavelmente possui muitas dúvidas em relação à Lei Geral de Proteção de Dados. Há desafios que você não pode enfrentar sozinho, já que o cumprimento dessas novas regulamentações envolve conhecimento jurídico, tecnológico e de governança.
O entendimento profundo da lei é vital para efetivar as adequações necessárias. Cada empresa possui a sua especificidade e esses detalhes deverão ser analisados para a implementação das soluções de adequação à nova realidade.
Outro passo indispensável é o mapeamento do fluxo de dados na empresa. Como acontece a coleta de dados, qual o tratamento, se necessita de consentimento, se há mecanismos de proteção e canais em que o titular dos dados possa solicitar a atualização ou exclusão de seus registros, entre outras atividades de rotina. Em alguns casos esses processos devem ser totalmente reorganizados.
Agora é a hora de implementar recursos para a segurança da informação, de forma que os dados fiquem protegidos. Isso inclui elaboração de políticas de segurança e privacidade, investimentos em recursos tecnológicos de proteção da rede como antivírus, firewall, backup, criptografia de dados, proteção dos serviços de e-mail e comunicações, monitoramento de vulnerabilidades, entre outros.
Por fim, é imprescindível que haja conscientização e treinamento dos colaboradores sobre os novos procedimentos de segurança. É a parte da governança que se caracteriza como um conjunto de atividades que definem as responsabilidades internas e padronizam processos para tomadas de decisão.
Se precisar de suporte especializado, fale com a Diferenciall
Contratar uma consultoria especializada é a maneira ideal de realizar uma adequação efetiva para a LGPD no seu negócio. Garanta um processo transparente e eficaz para evitar problemas com a nova legislação. Deseja saber mais sobre esse trabalho? Fale com os especialistas da Diferenciall.
Disclaimer: Este texto possui objetivo apenas informativo. Antes de aplicar as informações contidas nesta matéria, entre em contato com os especialistas em LGPD da Diferenciall.
Baixe grátis nosso e-book completo
Guia para proteção da sua
empresa contra ataque
de Ransomware
Acesse informações gratuitas da equipe da Diferenciall
para você ter novas ideias e transformar o seu negócio.
Conheça os 5 pilares da Segurança da Informação
Informamos neste post os 5 pilares da Segurança da Informação. A informação de seus clientes, produtos e serviços é um dos ativos que você deve prezar, principalmente em relação ao seu armazenamento e proteção. O bem mais valioso da sua empresa deve ser protegido por esses aspectos. Confira! ler mais
Quais são os riscos e vulnerabilidades que justificam o investimento em Segurança da Informação?
As informações da sua empresa estão em diversos lugares e a segurança depende de alguns fatores que devem ser monitorados por uma empresa especializada em Segurança da Informação. Conheça as principais ameaças pela falta de um plano…
ler mais
A importância da segurança da informação para a sua empresa
Saiba quais são os problemas que você pode ter pela falta de Segurança da Informação e algumas atividades que asseguram a proteção necessária para seu escritório. Destacamos itens importantes a ser levados em consideração para um armazenamento seguro de dados… ler mais