Como integrar todas as áreas em torno das mudanças da LGPD?
Ninguém vai escapar das mudanças causadas pela Lei Geral de Proteção de Dados
Tanto empresas pequenas quanto as médias e grandes terão que se adaptar à nova legislação LGPD. Quanto antes a sua organização realizar essa transição melhor. Está com dúvidas por onde começar? Hoje você vai descobrir como pode dar o primeiro passo para a transformação.
Antes de tudo, confira um resumo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. A nova legislação torna ainda mais restrita a coleta de informações de um usuário por uma empresa. Por isso, as companhias devem observar quais dados são imprescindíveis para o seu trabalho.
Se houver qualquer problema como perda ou vazamento, as empresas vão pagar pesadas multas e cumprir sanções desagradáveis, como divulgação pública do fato. O ideal é se prevenir antes do problema acontecer. Mas, como começar a mudar esse cenário em que as informações ainda estão desprotegidas e sem permissão de seus usuários?
A aplicação das mudanças começa no mapeamento dos dados coletados em todas as áreas do negócio
Cada setor da sua organização deve ser analisada, seja ele administrativo, financeiro, marketing, rh, entre outros. É preciso mapear o fluxo de dados dos clientes e também de colaboradores, além de fornecedores e outros. A tarefa é um desafio, principalmente sem um suporte necessário.
Como cada setor de uma organização tem as suas peculiaridades, o ideal é contar com um parceiro experiente de LGPD que irá realizar um mapeamento completo das informações já existentes e também aquelas que são requeridas para as pessoas. Esse é o primeiro passo para a organização que vai gerar as mudanças em relação à nova lei.
Como integrar as áreas da empresa para as transformações da LGPD?
Como cada setor de uma organização tem as suas peculiaridades, o ideal é contar com um parceiro experiente de LGPD que irá realizar um mapeamento completo das informações já existentes e também aquelas que são requeridas para as pessoas. Esse é o primeiro passo para a organização que vai gerar as mudanças em relação à nova lei.
Veja abaixo algumas ações básicas das áreas de uma empresa para cumprimento da LGPD. Lembrando que cada atividade deve ser verificada junto a uma consultoria especializada, para que nenhum detalhe seja esquecido):
• RH
Levantamento de todos os dados obtidos, verificação do local e tempo de armazenamento. Revisão das informações solicitadas para os colaboradores e análise de quais são compartilhadas com terceiros. Documentos devem ser revisados também.
• MARKETING
As empresas estavam acostumadas a coletar um grande número de informações para realizar suas análises, que são importantes para a comunicação. Agora, o departamento vai precisar ter cuidados e até mesmo reduzir essa captação. Todos os dados, mesmo os antigos, precisarão, em alguns casos, de consentimento do usuário. Além disso, o titular dos dados pode pedir para alterar ou excluir os registros a qualquer momento.
• TI
A tecnologia é uma aliada na hora das mudanças. Isso porque os dados coletados deverão ficar bem protegidos, imunes a ataques e perdas. O setor de TI terá um grande papel nessa missão. A indicação da melhor ação depende da infraestrutura e rotina da empresa.
• FINANCEIRO / ADMINISTRATIVO
A área, assim como o RH, também movimenta e manipula muitas informações. As ações e preocupações são bem parecidas com as dos recursos humanos.
Conte com a equipe da Diferenciall para virar a chave para a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados é uma realidade para a qual você deve se preparar o quanto antes. Evite negligenciar alguma área da sua empresa, já que isso pode proporcionar vulnerabilidades que vão levar ao descumprimento da lei. Se precisar de um suporte especializado, fale com o time da Diferenciall.
Disclaimer: Este texto possui apenas objetivo informativo. Antes de aplicar as informações contidas nesta matéria, entre em contato com os especialistas em LGPD da Diferenciall.
Baixe grátis nosso e-book completo
Guia para proteção da sua
empresa contra ataque
de Ransomware
Acesse informações gratuitas da equipe da Diferenciall
para você ter novas ideias e transformar o seu negócio.
Conheça os 5 pilares da Segurança da Informação
Informamos neste post os 5 pilares da Segurança da Informação. A informação de seus clientes, produtos e serviços é um dos ativos que você deve prezar, principalmente em relação ao seu armazenamento e proteção. O bem mais valioso da sua empresa deve ser protegido por esses aspectos. Confira! ler mais
Quais são os riscos e vulnerabilidades que justificam o investimento em Segurança da Informação?
As informações da sua empresa estão em diversos lugares e a segurança depende de alguns fatores que devem ser monitorados por uma empresa especializada em Segurança da Informação. Conheça as principais ameaças pela falta de um plano…
ler mais
A importância da segurança da informação para a sua empresa
Saiba quais são os problemas que você pode ter pela falta de Segurança da Informação e algumas atividades que asseguram a proteção necessária para seu escritório. Destacamos itens importantes a ser levados em consideração para um armazenamento seguro de dados… ler mais