Como a LGPD afeta a utilização de e-mails na sua empresa
Evite que o e-mail corporativo seja fonte de transtornos
Essa forma de comunicação é uma das mais utilizadas no mundo corporativo. O endereço eletrônico ajuda a organizar demandas, oferecer um ar mais profissional e, hoje, há uma série de funcionalidades atreladas a ele como videoconferência, drive de armazenamento, entre outras. Contudo, com a vigência da LGPD, é necessário ter cuidado com essa ferramenta.
De acordo com a Lei Geral de Dados Pessoais, as organizações devem realizar atividades que protejam as informações pessoais de acessos proibidos e de acidentes como perda, roubo, alteração, entre outros transtornos relacionados aos dados. A questão é que o e-mail pode ser a porta de entrada para pessoas mal intencionadas ou mal orientadas sobre seu funcionamento.
Por exemplo, uma mensagem desconhecida com anexo pode chegar no e-mail corporativo da sua empresa. Quando há abertura desse arquivo, o computador fica infectado e pode roubar ou apagar as informações contidas nele. Isso acontece pela falta de recursos de segurança como anti-spam, antivírus, firewall, entre outros, e também ausência de orientação sobre boas práticas para utilização do e-mail interno.
Como blindar o e-mail corporativo de ameaças internas e/ou externas?
• POLÍTICA DE SENHAS
É um conjunto de regras previamente estabelecidas para aumentar a segurança da senha. Pode ser instituída a troca de tempos em tempos e também a criação de chaves misturando números, letras e outros caracteres especiais. Também pode ser utilizada a autenticação de dois fatores, com código variável que só pode ser acessado pelo celular do usuário.
• ANTI-SPAM
Esse recurso de segurança previne a entrada de mensagens duvidosas em uma caixa de e-mail. A maioria dos ataques com malware acontecem via e-mail. O anti-spam barra uma grande parte dessa ameaça.
• ANTIVÍRUS
De acordo com as configurações da proteção da ferramenta, poderá proteger ameaças vindo dos e-mails corporativos. Quando algum conteúdo estranho é baixado, há um bloqueio do antivírus e um alerta explicando que aquele conteúdo pode ser perigoso.
• REGRAS DE BOAS PRÁTICAS E CONSCIENTIZAÇÃO DOS USUÁRIOS
É vital que os usuários também façam a sua parte, verificando o remetente das mensagens, evitando utilizar o e-mail para fins pessoais, entre outras ações de correta utilização, que seja parte de um manual ou guia. Demonstre com exemplos os principais golpes que podem ocorrer.
• SUPORTE ESPECIALIZADO
Conte com profissionais qualificados para indicar os melhores e mais seguros e-mails corporativos e também realizar sua implementação e configurações corretas, evitando qualquer tipo de insegurança.
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A sua organização deve definir uma série de ações para estar em conformidade com a LGPD. Se precisar de ajuda para manter sua empresa alinhada com as exigências da nova lei, entre em contato com a equipe da Diferenciall. Fale conosco e vamos agendar uma conversa!
Disclaimer: Este texto possui apenas objetivo informativo. Antes de aplicar as informações contidas nesta matéria, entre em contato com os especialistas em LGPD da Diferenciall.
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As mudanças exigidas pela lei são extensas e podem comprometer a privacidade dos dados dos seus clientes e fornecedores se houver lacunas na implementação.
Prejuízos e transtornos podem ser evitados se você contar com especialistas que detêm mais de 10 anos de experiência em Tecnologia e Gestão. Agende uma conversa com a equipe da Diferenciall para garantir a proteção dos dados pessoais em sua empresa.
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