A importância da elaboração do Termo de Uso e da Política de Privacidade
Sua organização vai precisar criar ou revisar estes documentos com a LGPD
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para que as pessoas possam recuperar o seu poder em relação aos seus dados pessoais. Antes era possível que os dados fossem compartilhados sem regras, o que abria possibilidade para abusos. Agora, com a vigência da nova lei é necessário ter uma finalidade para coleta e tratamento dos dados e o titular precisa saber de forma clara e precisa, o que será feito. Por isso, a necessidade da elaboração do Termo de Uso e da Política de Privacidade.
Precisamos acabar com a cultura do “não li, mas concordo”. Se a pessoa quiser ter controle de seus dados, deverá ler com atenção estes documentos, pois o Termo de Uso descreve as regras que a pessoa deve respeitar para navegar pelo site e a Política de Privacidade explica sobre quais dados pessoais serão coletados e qual será o tratamento dentre outras informações como contato do DPO e bases legais.

Dicas para a criação/revisão do Termo de Uso e da Política de Privacidade da sua organização
Entender o fluxo dos dados no seu site
A LGPD traz 10 princípios que devemos seguir no caso de tratamento de dados pessoais. A primeira definição é com relação ao princípio da finalidade, ou seja, qual é o propósito que a organização está coletando aqueles dados. Depois devemos usar o princípio da necessidade, só coletar realmente dados que são essenciais para a finalidade daquele tratamento. Feito isto, temos que ter a base legal que são as hipóteses que autorizam aquele tratamento de dados pessoais. Como base legal temos, além do consentimento, temos obrigação legal, execução de contrato, proteção à vida dentre outras.
Outro aspecto é verificar se há necessidade de compartilhamento desses dados com terceiros. Neste caso, a Política de Privacidade deve conter se há o compartilhamento e com quem os dados estão sendo compartilhados para dar ciência ao titular.
Criação do conteúdo de Termo de Uso e da Política de Privacidade
O documento deve ser personalizado, de acordo com o perfil do seu negócio, com linguagem clara e objetiva. Para cumprir a LGPD, o registro deve ser breve, transparente e de fácil acesso ao usuário. Pode utilizar texto, mas também vídeos e imagens para favorecer o entendimento.
Confira abaixo algumas informações importantes para constarem nos termos:
- Quem é responsável pelo tratamento de dados;
- Quais são os dados requeridos e para qual finalidade (isso também inclui informações que são coletadas automaticamente como IP, entre outras);
- Obrigatoriedade jurídica, se houver;
- Prazo para armazenamento das informações;
- Contato do DPO (Encarregado de Dados) para quaisquer esclarecimentos.
- Política de Cookies
Conteúdos adicionais de acordo com a demanda da empresa:
- Compartilhamento de dados com terceiros ou internacional e sua finalidade;
- Envio de comunicação online e offline;
- Proteção de dados sensíveis e de menores de idade;
- Entre outros.
Mantenha o Termo de Uso e da Política de Privacidade sempre acessíveis e atualizados para seus clientes e usuários do site
É necessário que esse texto seja de fácil entendimento e acesso para o seu usuário antes que ele envie os dados para a sua empresa. Garanta que todas as informações importantes estejam descritas no documento, mostrando transparência para os usuários, que é um dos princípios da LGPD.
Conte com uma empresa que tenha um time de especialistas que ajude você na conformidade com a LGPD. A Diferenciall possui serviços especializados para pequenos e médios negócios. Entre em contato e solicite uma conversa conosco para assessoria na criação do Termo de Uso e da Política de Privacidade e de implementação da tecnologia necessária para evitar advertências e multas.
Disclaimer: Este texto possui objetivo apenas informativo. Antes de aplicar as informações contidas nesta matéria, entre em contato com os especialistas da Diferenciall.
Fale Conosco
Acesse informações gratuitas da equipe da Diferenciall
para você ter novas ideias e transformar o seu negócio.

Conheça os 5 pilares da Segurança da Informação
Informamos neste post os 5 pilares da Segurança da Informação. A informação de seus clientes, produtos e serviços é um dos ativos que você deve prezar, principalmente em relação ao seu armazenamento e proteção. O bem mais valioso da sua empresa deve ser protegido por esses aspectos. Confira! ler mais

Quais são os riscos e vulnerabilidades que justificam o investimento em Segurança da Informação?
As informações da sua empresa estão em diversos lugares e a segurança depende de alguns fatores que devem ser monitorados por uma empresa especializada em Segurança da Informação. Conheça as principais ameaças pela falta de um plano…
ler mais

A importância da segurança da informação para a sua empresa
Saiba quais são os problemas que você pode ter pela falta de Segurança da Informação e algumas atividades que asseguram a proteção necessária para seu escritório. Destacamos itens importantes a ser levados em consideração para um armazenamento seguro de dados… ler mais