A importância da Gestão de TI para um escritório de advocacia
A Gestão de TI é fundamental para o alinhamento da tecnologia com as estratégias do seu negócio
Como a tecnologia foge da atividade principal de um escritório de advocacia, sua implementação muitas vezes não é planejada como deveria. Isso ocasiona problemas que podem provocar perda de tempo e até prejuízos sérios. Hoje vamos mostrar porque é vital que haja uma Gestão de TI para segurança e melhor performance da sua organização.
Ninguém deseja ter obstáculos que adiem o seu trabalho. A tecnologia, ao mesmo tempo que pode ser uma aliada, também se transforma em uma pedra no caminho, dependendo da situação. Portanto, considere dar alguns passos para trás para organizar a infraestrutura de TI do seu escritório.
A produtividade da sua equipe chegará a novos patamares após uma Gestão de TI consistente e alinhada à estratégia do seu negócio, conduzida por profissionais experientes no assunto. A organização dessa área irá otimizar processos, realizar a desativação de recursos que oferecem baixo retorno e implementar soluções inteligentes e necessárias.

Cinco problemas da falta de Gestão de TI do seu escritório de advocacia
1. Soluções defasadas
Os programas e recursos instalados de acordo com a demanda podem estar desatualizados ou não correspondem com às necessidades do escritório. É muito comum a instalação de uma solução que não é utilizada com todas as suas funcionalidades. Portanto, ter uma Gestão de TI ajuda a alinhar as necessidades com as soluções disponíveis no mercado.
Por exemplo, se a licença de um antivírus estiver expirada, de nada adiantará tê-lo instalado nas máquinas pois a proteção estará inativa. Portanto, é essencial ter profissionais que controlem esse e outros dispositivos de segurança regularmente, evitando essa desatualização.
2. Brechas para riscos e vulnerabilidades
A falta de uma Política de Segurança pode resultar em ações indevidas pelos colaboradores. É essencial a criação de diretrizes para a utilização da tecnologia no seu escritório, evitando desvios ou má utilização relacionados aos recursos tecnológicos.
Alguns exemplos são proibição da utilização do e-mail corporativo para resolução de assuntos pessoais, regras para acesso aos arquivos, orientações sobre vírus e outras ameaças.
3. Menor segurança das informações
A Gestão de TI é importante porque é possível realizar ações preventivas antes dos problemas ocorrerem. Um transtorno comum é a perda ou o vazamento de informações. A Segurança da Informação é um assunto que entra em pauta na hora de organizar a infraestrutura de TI.
Um incidente usual é a perda de arquivos pela falta de cópia de segurança. O Backup na Nuvem é uma solução vital para que as empresas possam proteger seus arquivos e demais dados gerados diariamente.
4. Prejuízos financeiros
Investir em soluções inadequadas recomendadas por profissionais pouco qualificados pode aumentar as suas despesas e oferecer resultados incompatíveis. Isso acarreta dinheiro literalmente jogado fora. Além disso, há outros problemas que podem acontecer com clientes como perda e vazamento de dados, causando processos judiciais.
Um exemplo é quando você investe em equipamentos caros e em um servidor físico que são inseguros e necessitam de espaço físico de armazenamento. Hoje, há soluções protegidas na nuvem, mais eficazes, que podem ser indicadas por um profissional experiente e atualizado.
5. Acessos abertos e inseguros
Por fim, a Gestão de TI também é responsável por organizar os acessos dos colaboradores, criando níveis de acesso. Redes ou arquivos abertos para todos são um perigo, já que aumentam ainda mais a vulnerabilidade e também o risco de qualquer tipo de mau uso por parte do colaborador menos experiente com a tecnologia.
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