10 medidas para usar na sua empresa em tempos de crise
Reveja estratégias e seja flexível para enfrentar a crise com mais tranquilidade
A crise é algo que pode acontecer a qualquer empresa. Por isso, antes mesmo de abrir uma organização, o ideal é que seja elaborado um Plano de Negócios. Esse documento facilita a tomada de decisão e o planejamento da firma. Contudo, isso não é a realidade de grande parte dos negócios. Hoje você vai conhecer algumas ações que você pode executar para amenizar a situação.
Como estamos vendo atualmente, uma crise pode se iniciar de maneira generalizada, por causa de uma pandemia ou por um problema individual. Para ambos os cenários, é possível se prevenir. Você deve mudar o pensamento quando passar por essa situação. Em vez de focar nos problemas, tente encontrar uma solução e as oportunidades, que mesmo em cenários adversos, existem! A reestruturação é possível e necessária!
10 ações para a sua empresa sobreviver a uma crise
Por vezes é difícil pensar em soluções na hora que você vê a sua empresa em dificuldades. Por isso, vamos mostrar algumas ideias que você pode desenvolver para que você consiga sair de problemas na sua organização. Na verdade, o ideal, é descobrir a origem dessa situação, para que você possa restabelecer o equilíbrio sustentável da sua firma.
De qualquer forma, seguem algumas ações que podem ajudá-lo neste momento:
1. Saia dos bastidores
Agora é a hora de você mostrar o seu papel de líder e tomar a frente do seu negócio. Se você está mais passivo ou sua equipe está atuando mais do que você, restabeleça o seu papel ativo. Só assim é possível você ocupar a sua mente e também pensar em oportunidades e estratégias novas e inovadoras para levantar a sua empresa.
2. Reorganize a precificação
Talvez seja hora de mudar os valores do seu produto ou serviço. Você já pensou que pode ter uma nova forma de cobrança? Mais flexível para seus clientes? Ou que vá trazer mais resultados para a sua operação? Analise!
3. Repense produtos e serviços
Pode ser o momento também de pensar como você pode oferecer os seus produtos e/ou serviços de uma forma diferente. Talvez elaborar novos pacotes ou dar um upgrade na oferta que você já oferece. É essencial parar para verificar o que há de novo no mercado.
4. Seja mais proativo na divulgação
Analise formas criativas e com custo menor para a divulgação da sua empresa. Você pode fazer permutas e parcerias para que a sua marca possa ser conhecida por mais pessoas, por exemplo. Ou ainda, junte-se a outra empresa ou profissional para oferecer serviços casados.
5. Dê desconto para grandes compradores
Na crise, tente dar valor aos seus clientes principais, ou seja, aqueles que possuem grande parte do seu faturamento. É essencial que você possa oferecer vantagens para comprar a mais com descontos atrativos. Pense em pacotes que beneficiem esse público.
6. Crie relacionamento com os clientes
Uma alternativa interessante é você melhorar a fidelização do seu cliente. Além de vender seus produtos, ofereça gratuitamente conteúdo para que eles aproveitem mais o seu produto e/ou serviço, com dicas. Faça e-books, envie e-mail marketing com conselhos rápidos, entre outros.
7. Mude a forma de vender
Que tal pensar em novas alternativas de venda? Aumentando os canais você pode se surpreender. Se o seu negócio é offline, por exemplo, tente começar formas de online de venda. Se sua equipe não usa telefone, quem sabe é uma boa ideia para começar? O ideal mesmo é testar o que funciona mais e melhor!
8. Corte custos dispensáveis
Verifique sua planilha de despesas para verificar que tipo de cortes você pode fazer sem comprometer o seu negócio. Às vezes há muito desperdício de dinheiro com materiais e serviços que podem ser substituídos por outros mais baratos ou até eliminados.
9. Renegocie com fornecedores
A crise é a hora de você tentar negociar com os seu fornecedores. Seja para parcelar em mais vezes, conseguir um desconto ou qualquer outro tipo de ação que possa otimizar o seu fluxo de caixa.
10. Considere novos mercados
Por fim, analise se há a oportunidade de desbravar novos horizontes. Mercados internacionais, por exemplo! Hoje há plataformas, sistemas de pagamentos, entre outros que ajudam você a não permanecer apenas localmente com o seu negócio.
Se você precisa de ajuda profissional para sair da crise, entre em contato conosco
A Diferenciall é uma empresa de consultoria que entende o que você está passando. Já atendemos outros clientes ao longo dos nossos 10 anos de experiência e podemos criar um plano personalizado para você sair dessa situação difícil de crise. Entre em contato e vamos conversar!
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