Home Office em tempos de Coronavírus: saiba como você pode manter a segurança dos seus colaboradores

Saiba como lidar com problema que o novo vírus está gerando no seu escritório

O COVID-19 está causando alarde na população mundial. Classificado como pandemia, o vírus está se espalhando por vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Atualmente são 130 casos confirmados e esse número só tende a aumentar. Por isso, empresas de diversos segmentos já estão adotando o home office para conter a proliferação do Coronavírus, mantendo sua produtividade e a segurança dos seus colaboradores.

Evitar contato humano, principalmente com pessoas que possuem sintoma de gripe, é uma das formas de inibir o contágio do COVID-19. Portanto, o home office torna-se uma forma segura de evitar a paralisação total das atividades e conter a doença.

 

Mas como começar esse movimento de trabalho em casa sem perder a produtividade e o controle?

Home Office em tempos de Coronavírus - Suporte de TI

Seguem abaixo algumas dicas para a implementação segura do home office na sua empresa:

1) Garantir meios efetivos de comunicação

Apesar de cada um no seu “quadrado”, é essencial que haja formas de comunicação entre os colaboradores, evitando qualquer problema de comunicação que resulte em retrabalho. A conectividade deve ser assegurada no ambiente e também a utilização de meios padronizados pela diretoria como um chat, skype, videoconferência, entre outros.

Se não houver um direcionamento claro, os contatos podem vir por diversos meios como e-mail, Whatsapp, entre outras ferramentas de comunicação, o que dificulta e descentraliza a comunicação, proporcionando confusão nos processos e até demora pela falta de retorno.

2) Manter a segurança na hora de acesso a arquivos e programas

Mesmo trabalhando em home office, inevitavelmente você irá precisar entrar no sistema interno da empresa ou acessar determinados arquivos. Isso é fácil de resolver se o programa e o servidor for na nuvem. É essencial que você invista nessa tecnologia, já que seus colaboradores podem acessá-los de qualquer lugar.

Contudo, é essencial também pensar na segurança ao disponibilizar o acesso aos seus colaboradores. É vital que haja a instalação de antivírus, que as informações enviadas para o servidor sejam criptografadas, também haja nível de acesso para os colaboradores com autenticação de dois fatores e acesso por VPN (Rede Privada Virtual).

Essas são apenas algumas ações necessárias, há outras que você pode realizar com a ajuda de uma equipe de TI especializada.

3) Educação para evitar acesso inadequado

Crie uma cartilha para sua equipe com ações que elas devem evitar durante o trabalho remoto. Por exemplo, conscientize seus colaboradores sobre riscos de responder mensagens não solicitadas e clicar em links ou fazer download de arquivos estranhos e não conhecidos.

4) Instalação e atualização de softwares da máquina

Peça à equipe de Suporte de TI que faça uma análise do dispositivo de trabalho de cada colaborador, para verificar riscos e ameaças, além de instalar e configurar atualizações mais recentes dos sistemas operacionais e de outras ferramentas instaladas. Pergunte sobre soluções de segurança adicionais adequadas para este momento, de acordo com a necessidade.

Home Office em tempos de Coronavírus - Suporte de TI

O momento é de apreensão, mas é necessário manter a calma e agir para aumentar a segurança

Além da preocupação com a saúde das pessoas, o Coronavírus está sendo um facilitador para a atuação de criminosos que se aproveitam da histeria coletiva que o vírus está causando. Dessa forma, é necessário total comprometimento com ações de segurança pelas empresas, principalmente relacionado à tecnologia.

Informações falsas sobre o COVID-19 podem chegar por e-mail para seus colaboradores, o que aumenta a probabilidade deles clicarem em links maliciosos e baixarem arquivos desconhecidos, causando problemas. Todos estão preocupados, mas é essencial que haja atividades que reforcem a proteção e conscientização dos colaboradores. Dessa forma, o home office torna-se uma atividade segura e adequada para estes tempos sombrios!

Home Office em tempos de Coronavírus - Suporte de TI

Baixe grátis nosso e-book completo

GUIA PARA MIGRAR O BACKUP DO SEU NEGÓCIO PARA A NUVEM

Acesse informações gratuitas da equipe da Diferenciall
para você ter novas ideias e transformar o seu negócio.

Conheça os 5 pilares da Segurança da Informação - Suporte de TI

Maximize a produtividade e flexibilidade dos processos da sua empresa com a terceirização de TI

A terceirização de TI é uma solução para impulsionar os processos da sua empresa, inclusive, em termos estratégicos. Se por um lado há infinitas possibilidades em tecnologia, existem também ameaças e riscos que devem ser controlados. O conjunto de ações feitos e acompanhados por técnicos especializados aumenta sua vantagem competitiva e de crescimento sustentável. Saiba mais

Quais são os riscos e vulnerabilidades que justificam o investimento em Segurança da Informação? - Suporte de TI

Terceirização de TI: Como Obter Altos Resultados dessa Parceria?

A terceirização é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que não têm a tecnologia como o seu principal negócio. Esse serviço é acessível a todos os tamanhos de organizações, já que ele pode ser adaptado para as necessidades de cada segmento. Hoje você vai descobrir como realizar a terceirização de TI tirando proveito total do trabalho. Saiba mais

A importância da segurança da informação para a sua empresa - Suporte de TI - Rio de Janeiro

Terceirização de TI: 5 Problemas que você pode ter se demorar para contratar

A tecnologia está presente na vida dos negócios de diversos tamanhos e segmentos. Por este motivo, sempre haverá a demanda de instalação, configuração ou gerenciamento de TI de um ambiente. Se a tecnologia não é seu principal negócio, mas você precisa dela para maximizar os processos internos, considere realizar a terceirização de TI, para evitar problemas. Saiba mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por
dentro das nossas novidades.

Av. Rio Branco, 181 – 18º andar / parte – Centro - CEP 20040-007
CLOSE
CLOSE
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by