A reestruturação de empresas contribui para o reposicionamento da sua empresa no mercado

Nem sempre é possível acompanhar as mudanças do universo do seu negócio. Você pode esbarrar com diversos problemas ao longo da sua firma como conflitos com a sociedade, falta de controle financeiro, ausência de administração ou planejamento, entre outros. A reestruturação de empresas proporciona a volta da sua empresa ao jogo, mais forte e estruturada.

Hoje há transformações constantes e dinâmicas em todos os segmentos. Diariamente aparecem novidades e o empreendedor deve ficar atento para adaptar alguns processos para ganhar mais agilidade e produtividade. A concorrência está mais feroz e os clientes exigentes, tudo isso obriga o empresário a se renovar sempre.

Todavia, ele pode esbarrar em processos mal desenvolvidos ao longo do tempo, que pioram com a falta de controle e deixam a organização em crise. Fatores externos podem contribuir também para esse cenário. Por isso, é vital que haja um planejamento reforçado e contínuo que analise tanto suas forças internas quanto ameaças fora do seu controle, por exemplo, e o serviço de reestruturação de empresas pode ajudar no assunto.

Dependendo de como a empresa foi originada, ela pode ter caminhado com suas próprias pernas, sem procedimentos estruturados, apenas com bons resultados e assim foi evoluindo. Contudo, essa falta de organização gera problema a longo prazo, quando colide com obstáculos e instabilidades.

O que é a reestruturação de empresas?

O serviço é feito para recuperar o desempenho sustentável da sua organização. Uma série de ações podem ser feitas, de acordo com a situação encontrada. O ideal seria que houvesse uma forma de identificar os sinais das ameaças de crise antes de ela acontecer. Todavia, como falamos acima, nem sempre é possível.

Para que a reestruturação de empresas seja feita de forma transparente e imparcial, é fundamental que haja uma consultoria terceirizada e experiente. Isso porque a reformulação vai mexer com os processos internos, colaboradores e toda a estrutura do negócio. Haverá resistência e deverá existir um período de adaptação após o fim do trabalho.

Se feita internamente, a operação pode ser falha por causa da parcialidade, favorecimento de setores ou pessoas, entre outros problemas. Uma consultoria externa também possui uma visão mais ampla de outras organizações em que já fizemos o mesmo serviço, além de ter especialistas atualizados constantemente.

Como sei que o meu empreendimento precisa de reestruturação?

Saiba que nem sempre a necessidade de reestruturação de empresas origina-se de uma crise profunda. Alguns sinais podem ser identificados de forma rápida e isso ajuda no desenvolvimento de um plano de transformação. Confira quais são abaixo:

Reestruturação de empresas com a Diferenciall
  • A lucratividade começa a diminuir por um longo período;
  • Há um aumento de colaboradores que não se converte em resultados;
  • A rotatividade de clientes e colaboradores se intensifica;
  • Os funcionários estão insatisfeitos e sobrecarregados;
  • Sua área evoluiu e os processos continuam os mesmos;
  • A empresa pegou dinheiro emprestado, não consegue quitar o débito e os juros só aumentam;
  • A precificação errada está afetando os resultados do negócio;
  • Há dificuldade no controle das movimentações financeiras;
  • Contas pessoais e empresariais se misturam, provocando conflitos na contabilidade;
  • Entre outros.

Só no primeiro trimestre do ano, quase 300 empresas entraram com pedido de falência no Brasil, de acordo com informações da Serasa Experian. Desse montante, cerca de 160 são micro e pequenas e 66 são categorizadas como grandes. O país passa por uma das maiores crises de sua história e os empresários estão em alerta.

Se você verificar quaisquer problemas como esses que citamos, pode ser que você precise agir e contratar o serviço de reestruturação de empresas. O ideal é que você mude o rumo da sua empresa o quanto antes, para evitar que ela entre em uma situação difícil como a falência.

Problemas que ocorrem pela falta de uma reestruturação do seu negócio

Uma empresa em declínio gera muita frustração para o empreendedor, que perde a sua motivação se não encontra uma ajuda externa. Conforme a situação vai se arrastando, mais medidas de emergências devem ser tomadas. Se a inteligência emocional do profissional não estiver em dia, pode gerar ações inesperadas e erradas.

Portanto, pense na ideia de reestruturação de empresas bem no início ou no meio do processo de crise. O trabalho pode ser feito em uma situação crítica também, nada impede esse fato, mas os desafios serão ainda maiores para o reerguimento do negócio. É importante encontrar uma solução e não perder a esperança.

Confira alguns danos que podem acontecer ao longo do processo de crise e que você pode evitar com a reestruturação de empresas:

1. Demissão de funcionários

Durante instabilidade crescente, alguns gestores podem demitir funcionários. Isso gera ainda mais gastos pesados em verbas rescisórias e outras despesas relacionadas. Esses gastos a mais geram enormes impactos no seu negócio.

Além disso, deve-se analisar se a saída do profissional não vai afetar ainda mais o cenário de crise. Verifique se o desempenho dele está relacionado a problemas de gestão da empresa ou do cenário externo. Se a decisão estiver acertada, esteja embasado em fatos concretos na hora de realizar essa ação, já que a medida é delicada.

2. Rotina precária e sem controle

Em condições instáveis, a rotina de trabalho pode ficar frouxa e sem o acompanhamento devido. Esse também é um fator que acelera a derrocada do seu empreendimento. A indicação é continuar com os procedimentos de trabalho até que seja feita a mudança com a reestruturação de empresas.

É importante que sejam verificadas as vulnerabilidades dos processos internos. Uma visão de fora pode ajudar bastante, já que é normal possuir um olhar viciado sobre os procedimentos, principalmente para quem tem anos de casa.

3. Cortes de custos que atrapalham o crescimento

Uma das primeiras medidas realizadas quando uma empresa está em dificuldade é o corte de custos. Uma redução errada pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Por isso, o cenário deve ser analisado com cuidado. O objetivo do corte é acabar com os excessos e elementos desnecessários.

Evite, por exemplo, enfraquecer as operações e atividades do dia a dia da empresa. Um corte de custos mal planejado pode afetar a sua evolução e piorar ainda mais os problemas pelos quais sua organização está passando. A gestão inteligente é a melhor solução, em vez da diminuição das despesas.

4. Falta de foco da diretoria e gestores

A perspectiva ruim pode abalar o desempenho dos profissionais-chave da empresa, como os membros da direção, e também os colaboradores responsáveis por controlar e monitorar as equipes e demais departamentos.

Isso gera um ambiente em que impera a falta de foco e alguns danos podem ser causados pela dispersão. A reestruturação de empresas visa colocar todos os processos no eixo certo para que a retomada seja feita com força total, ocorrendo assim uma reversão na situação de crise.

5. Aumento do medo dos colaboradores em relação a demissões e remanejamentos

Por fim, um clima de mudanças a todo momento pode gerar fobia nos funcionários. Isso promove um ambiente péssimo, que só desgasta ainda mais o relacionamento de todos os departamentos e indivíduos. A situação tem como consequência a diminuição da produtividade dos colaboradores.

É necessário que haja uma união e motivação importantes nessa hora, para manter a empresa de pé e funcionando normalmente. É vital que a parte emocional do seu capital humano seja bem cuidada.

Problemas que ocorrem pela falta de uma reestruturação do seu negócio - Difereciall

Como funciona a reestruturação de empresas?

Uma dúvida comum é saber, de fato, como é feita a reestruturação de empresas. Vamos mostrar, em linhas gerais, como esse processo de transformação acontece. Eles podem variar de acordo com o objetivo e a situação em que a organização se encontra. Confira abaixo as principais etapas:

ETAPA 1 – IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS

Em um processo de reestruturação de empresas, primeiro é importante realizar uma análise e diagnóstico sobre a situação da firma. A análise inicial é feita para verificar o nível da crise, causas, entre outras informações importantes, que vão servir de base para o início do trabalho.

ETAPA 2 – PLANEJAMENTO

Após a coleta dos dados, a equipe responsável pela reestruturação de empresas irá analisá-los, criando posteriormente um planejamento para modificar os pontos falhos do negócio. A transformação pode ser feita em todos setores ou apenas alguns, de acordo com o diagnóstico realizado.

Pode haver uma reorganização operacional, financeira, de recursos humanos, estratégica, entre outros. As consultorias possuem equipes multidisciplinares que intervêm em todo o tipo de setores de uma empresa. Também há o olhar de fora que é imprescindível para ver problemas que os próprios colaboradores e donos não enxergam.

ETAPA 3 – PLANO DE AÇÃO

Essa é a hora de colocar em prática o planejamento, atuando com algumas ações de emergência e outras que apenas terão seu resultado a médio e longo prazo. Algumas delas podem ser corte de custos, venda de ativos, ajuste no produto ou serviço, ajustes nos processos de trabalho, contratações, novas maneiras de prospecção, investimentos em tecnologia, entre outras.

Essa etapa da reestruturação de empresas é primordial para estabilizar o negócio, evitando mais perdas e prejuízos. É uma fase chave que prepara o empreendimento para o próximo período, que é da retomada do crescimento.

ETAPA 4 – RETORNO DO CRESCIMENTO

Por fim, são colocadas em prática todas as atividades que visam a evolução da organização. Geralmente é necessário rever o posicionamento estratégico para que a empresa possa direcionar seus esforços para o que realmente importa no período. Depois, outras ações entram em cena para complementá-las.

Por exemplo, é necessário efetuar melhorias de processos críticos como diminuição de produtos/serviços que não possuem lucratividade relevante, estruturação de processos atualizados na área de marketing e vendas, entendimento das necessidades dos clientes, procura de novas oportunidades que não estão sendo aproveitadas, entre outras atividades.

ETAPA 5 – MONITORAMENTO DOS RESULTADOS

O acompanhamento do planejamento posto em prática é vital para executar ajustes durante o processo. A recuperação da empresa só será bem sucedida se essa etapa estiver bem alinhada com o planejamento que foi feito inicialmente. Alguns pequenos detalhes podem ser modificados, mas não o plano principal que foi projetado.

Converse com uma especialista - Diferenciall

Case real do serviço de reestruturação de empresas

A Diferenciall é especialista em reestruturação de empresas e já atendeu diversos negócios de pequeno a grande porte, auxiliando a sua saúde financeira e a retomada de seu crescimento. Hoje, você vai conhecer um dos nossos cases de sucesso.

Cliente:
Empresa de Serviços

Dores:
Sociedade em crise, ausência de controle financeiro, precificação inadequada e falta de gestão.

Atuação da Diferencial:

  • Análise e Planejamento Financeiro
  • Negociação das dívidas
  • Reestruturação da equipe
  • Nova Formação de Preços
  • Redução de Custos
  • Negociação dos contratos com clientes
  • Incremento de caixa

Resultados:
A empresa agora opera com a saúde financeira em dia e está retomando seu crescimento, mais apta a enfrentar os desafios do seu segmento com uma nova organização interna.

A atividade de reestruturação de empresas não está fora do seu alcance

Pode ser difícil sair dessa situação sozinho, por isso, conte com a ajuda externa de uma consultoria especializada em reestruturação de empresas. É fundamental que você tenha todo suporte necessário nestes tempos difíceis. Ao fechar o serviço, o contratado vai adequar as ações da equipe de acordo com o nível de crise do seu negócio.

O trabalho é totalmente customizável, por isso, encontra-se ao alcance dos seus investimentos. Você pode marcar uma reunião sem compromisso com nossos especialistas para entender como funciona o projeto de reorganização do seu empreendimento.

Também podemos conversar de maneira mais profunda sobre os demais casos de clientes nossos que passaram pela reestruturação de empresas. Iremos apresentar o cenário encontrado por nós, quais foram as ações executadas e como está o negócio hoje em dia. O importante é que você se sinta seguro para tomar essa decisão importante para reverter o quadro do seu negócio.

Saiba mais sobre a Diferenciall e entre em contato conosco

A Diferenciall detém um histórico de sucesso em reestruturação de empresas. Nossos profissionais possuem vasta experiência em desenhar planos para recuperação ou evolução do seu negócio. Mantenha a sua organização competitiva e saia da crise com medidas estruturadas com o objetivo de alcançar resultados bem-sucedidos.

Oferecemos serviços de Gestão Empresarial com equipes no Rio de Janeiro e São Paulo há mais de 10 anos. Atendemos mais de 130 clientes e tornamos nossos colaboradores sempre atualizados com um total de mais de 200 horas/ano de capacitação. Entre em contato conosco e agende uma conversa para mudar o rumo do seu negócio.

Baixe grátis nosso e-book completo

GESTÃO DE TI NOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por
dentro das nossas novidades.



Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by