A importância de as empresas elaborarem um Plano de Carreira e Remuneração
Dentro de uma empresa, o plano de carreira e remuneração faz parte das regras e políticas elaboradas pela instituição com o objetivo principal de nortear o caminho que poderá ser seguido pelos seus colaboradores a partir do momento que fizerem parte do corpo da companhia.
É ele o responsável por garantir que todos os funcionários 一 e também aqueles que desejam se tornar parte da empresa 一 tenham ciência de como a companhia é organizada e, em muitos casos, ele é o fator decisório na hora de escolher para qual empresa se deseja trabalhar.
Isso porque muitos colaboradores almejam novas posições dentro de um ambiente corporativo, uma questão que envolve não somente o valor monetário, mas, mais ainda, o valor da aprendizagem e da bagagem que pode ser adquirida em uma instituição – o sonho de muitos ainda é galgar uma trajetória de crescimento e qualificação.
Além disso, é através do plano de carreira que a empresa possui condições de elaborar adequadamente o organograma empresarial e definir de que maneira ela irá funcionar hierarquicamente com definição de tarefas e responsabilidades. A partir dessa definição é que o negócio terá a estrutura correta para a definição do plano de remuneração.
Quando falamos da elaboração de planos de carreira, os principais itens definidos são:
Descrição do cargo:
tratam-se das questões técnicas exigidas pelo cargo e que deverão ser cobradas do colaborador. Envolvem o papel que ele deve exercer e quais os requisitos que deve atender, como o conhecimento da área, formação acadêmica exigida etc.
Perfil do cargo:
aqui definem-se as questões comportamentais relacionadas ao cargo. Por exemplo, é aqui que se define se a vaga requer habilidades como bom trabalho em equipe, proatividade, boa relação interpessoal, interesse em aprender, enfim, todos os requisitos ligados ao comportamento que será exigido do colaborador.
Políticas e critérios para promoção:
é aqui que a empresa define como serão as políticas aplicadas na hora de realizar uma promoção. Por exemplo, em algumas instituições só é possível para o colaborador ser promovido se ele já estiver na empresa há pelo menos seis meses e se não possuir advertências ou não-conformidades.
É aqui também que se define se uma vaga será aberta primeiro para processo interno e, na ausência de alguém qualificado para o cargo, será remanejada para um processo externo.
Agora, através do planejamento e elaboração do plano de remuneração é possível determinar os tipos de recompensa aos quais o colaborador poderá ter direito, tais como: salário, benefícios, variáveis, bônus (sejam eles por produtividade, merecimento ou outros tipos de avaliação estabelecidas pela empresa), participação nos lucros etc.
É nesse momento que a empresa desenvolve as suas políticas para remuneração e para isso, normalmente é preparada uma avaliação de desempenho.
Mas esse é um assunto que iremos tratar mais para frente aqui no blog.
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