Our Blog

O tema ERP não é novidade no nosso blog e, como você provavelmente já sabe, trata-se basicamente de um sistema de gestão empresarial que integra as diversas áreas da empresa, reunindo os processos de negócio em uma arquitetura única de informação. Em tradução literal, significa Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa.

Até aí, tudo certo. Mas você já parou para pensar na prática como esse processo funciona e quais são os reais ganhos para a sua empresa? Afinal, uma implantação de ERP não é algo simples, portanto deve ser feita com muita cautela e segurança. Sendo assim, vamos listar abaixo o que enxergamos como principais pontos que podem elevar sua empresa a um novo patamar com a implantação de ERP.

Redução de custos

Os sistemas de gestão ERP auxiliam na redução de custos por uma série de fatores, que vão desde evitar o desperdício de matérias-primas e outros materiais, dependendo do tipo de empresa em questão, até diminuir os gastos muitas vezes intangíveis como erros, falhas e retrabalhos dos sistemas e colaboradores.

Aumento na competitividade

Com melhorias gerenciais, processos padronizados, sincronizados e seguros, ganho de tempo, segurança da informação e redução dos custos, a empresa se torna mais confiante. Isso impacta a qualidade dos produtos e serviços, e a gestão de pessoas, de modo a melhorar seu poder competitivo

Tomada de decisão mais assertiva

Os melhores processos de tomada de decisão são aqueles que impactam positivamente na empresa e são baseados em informações históricas e futuras, precisas e de fácil acesso. Nesse sentido, um ERP (especialmente quando na nuvem) atua como uma central de registros corporativos que podem ser utilizados pela empresa no seu dia a dia para que líderes empresariais possam tomar decisões assertivas para agir mais rapidamente.

Destaque durante momentos de crise

Apesar de muitos pensarem o contrário, falar em investimentos em tempos de crise não necessariamente é algo contraditório. Muitas vezes a estratégia para reduzir custos pode estar em, justamente, investir. O ERP foca na eficiência de operações e processos ao integrar a informação de múltiplos setores da empresa, garantindo uma gestão unificada das operações, uma visibilidade holística sobre metas e números e a padronização dos processos que podem otimizar os custos em termos de hora x funcionário.

Antes de optar pela implantação de ERP, principalmente se a sua empresa for de médio ou grande porte, é importante primeiro colher uma segunda opinião, e não apenas a da sua equipe. É muito comum e completamente entendível que as equipes internas da empresa não consigam externar a visão do cenário ideal, uma vez que estão “viciadas” no modelo apenas da própria empresa.

Ao conversar com uma consultoria que possui equipes multidisciplinares lidando a todo momento com ferramentas, modelos e desafios diferentes de negócio, você poderá ampliar seus horizontes para chegar a um denominador comum que faça sentido para seus processos, funcionários e clientes.

Call-to-action-DiferenciAll

Comments ( 1 )

  • Dalmir says:

    Excelente texto.
    Evidenciou de forma simples a importante decisão de investir em busca da sobrevivência da empresa em tempos de crise.
    E indiscutível o ganho de competitividade que um ERP adequado ao seu negócio pode proporcionar.
    Avaliar opções, entender bem seus processos e principalmente ouvir profissionais experientes, são princípios básicos para obter sucesso na escolha do melhor sistema para sua empresa.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *