Qualquer que seja a aplicação em questão, quando falamos em “implantação”, normalmente não se trata de algo simples, principalmente se estivermos tratando de uma aplicação robusta como um ERP, um sistema que precisará “enxergar” e conectar toda a empresa de maneira inteligente.

Apesar de complexo, a implantação de ERP não necessariamente precisa ser algo demorado e doloroso para a empresa, como normalmente acontece. O que faz com que isso aconteça, é a ilusão das empresas em fazer tudo por conta própria, visando uma suposta “economia”, quando na verdade podem acabar transformando o que até então era positivo, em algo traumático, turbulento e custoso.

Por essas e outras questões é que a DiferenciAll optou por trabalhar com equipes multidisciplinares, especializadas em diferentes segmentos de mercado e sistemas. E é por isso também que garantimos: pensar em implantação de ERP deve ser sinônimo de pensar em contratar uma consultoria especializada para lhe auxiliar de ponta a ponta neste assunto. Veja porque:

Compliance com as normas do setor
Não é nenhuma novidade que as empresas, principalmente de grande porte, precisam lidar com uma série de leis e normas que regem o seu setor, bem como obrigações fiscais e tributárias. Portanto, é muito importante garantir que o sistema esteja adequadamente parametrizado à sua empresa, e que não apenas acompanhe, mas se adapte facilmente às normas, para que você não demore a atualizar-se quando uma nova lei surgir.

Atualização técnica
É natural que os fabricantes de ERP lancem novas versões com o passar do tempo, para aprimorar sua usabilidade e funcionalidades. Uma consultoria que entenda a fundo sobre o sistema que você utiliza, com certeza será capaz de manter sua tecnologia atualizada com tudo o que há de melhor e mais atual do fabricante em questão. Essa atualização, mais do que evitar que o ERP torne-se obsoleto, é vital para que sua empresa não passe a ter brechas e corra maiores riscos no que diz respeito à segurança de suas informações.

Centralização de informações
Uma vez que o sistema da empresa está desalinhado com as operações da mesma, é muito comum que os usuários procurem soluções paliativas como ferramentas free ou planilhas excel para gerenciar algumas rotinas que não estão inclusas no ERP. Isso gera cada vez mais controles paralelos que não se conversam e ficam completamente fora do campo de visão de alguns times. Imagine os prejuízos que isso pode gerar caso um funcionário que alimenta essas planilhas saia da empresa, por exemplo.

Capacidade de mão de obra
Uma vez que sua empresa opta por fazer a implantação de um sistema robusto como um ERP por conta própria, ela fica sujeita a sobrecarregar suas equipes internas – desde os usuários e gestores que precisam mapear todas as rotinas prevalecentes e necessidades do negócio, até a equipe de TI que ficará alocada praticamente full time no projeto e poderá acabar deixando de lado os problemas e afazeres do dia-a-dia por meses. Uma equipe terceirizada e especializada, poderá conduzir todo o processo sem sobrecargas e sem maiores “dores de cabeça” para a empresa, que precisa estar naturalmente focada no seu core business.

Esses são alguns benefícios que sua empresa passa a ter, uma vez que opta por terceirizar o projeto de implantação de ERP com uma consultoria. Mas vale lembrar que o mercado está repleto de boas e más opções, por isso se você está decidido a terceirizar, é preciso saber exatamente com quem contar, afinal, especialistas todos sempre vão se dizer ser.

Não sabe exatamente como escolher a melhor consultoria para lhe apoiar na implantação de ERP? Então aguarde o próximo conteúdo do nosso blog, nós te ajudaremos nessa tarefa!

Call-to-action-DiferenciAll

Av. Rio Branco, 181 – 18º andar / parte – Centro - Rio de Janeiro - CEP 20040-007

WhatsApp
Mostrar Aviso